Suporte

Hospedagem de Sites Linux

Image

O que é uma hospedagem?

Uma hospedagem é um espaço alocado em um servidor para armazenamento dos dados da aplicação, seja ela um site ou um sistema web. Um site é um conjunto de arquivos (textos, imagens e códigos) que juntos formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Os arquivos do site são interpretados por programas conhecidos como navegadores ou browsers ( Chrome , Mozilla Firefox , Opera , Microsoft Edge , Safari ), porém antes, esses arquivos devem estar guardados em um determinado local, o que chamamos de servidor. Possuir esse local para armazenar os arquivos é fundamental, pois o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço (ou URL).

O que é um servidor?

Um servidor é um computador robusto que possui mais recursos e melhor desempenho que um computador normal, ele possui a função de armazenar diversos arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessar. Por isso dizemos o servidor “hospeda” o site, foi aí que surgiu o termo hospedagem de site. De uma forma simples: a hospedagem é um espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível na internet.

O que é Linux?

De forma resumida, básica e clara, Linux é um termo que se refere a sistemas operacionais que utilizam Kernel Linux. Podemos compará-lo a outros sistemas operacionais como Windows e MacOS, porém sua difenreça está em open-source, ou seja, é um sistema operacional de código aberto, podendo ser modificado e distribuído por qualquer um da comunidade.

O que é uma hospedagem Linux?

Em uma hospedagem Linux o servidor web é chamado de Apache e nele é aceito algumas linguagens de programação, como PHP, Perl, Python e JSP, banco de dados MySQL ou PostgreSQL, por isso na hora de escolher uma hospedagem deve-se analisar em quais linguagens sua aplicação foi desenvolvida.